ANS suspende venda de 70 planos de saúde
13 de fevereiro de 2015Planos Empresariais. Cuidados ao contratar.
18 de fevereiro de 2015As reclamações não param. Os consumidores são surpreendidos a todo o momento com negativas, aumentos abusivos de mensalidades e demora na marcação de consultas, entre outros assuntos.
A situação do consumidor é muito difícil quando necessita dos serviços do seu plano de saúde, muitas vezes, no momento mais complicado de sua existência.
O consumidor depara-se com a falta de respeito pela vida e por sua dignidade.
O maior desrespeito que existe é na não resposta. Assim, o consumidor que aguarda ansiosamente pela liberação do seu tratamento de saúde, algumas vezes, tem que aguardar por dias uma comunicação do seu plano de saúde, quando é fornecida.
As principais queixas dos consumidores em relação aos planos de saúde são:
1) Descredenciamento de Hospitais, Clínicas e Médicos;
2) Reajustes abusivos de mensalidade;
3) Negativas de atendimento;
4) Demora na marcação de consultas com especialistas e exames;
5) Falta de especialistas.
É bom lembrar que, o consumidor que se sentir lesado poderá recorrer a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, fazendo sua denúncia por telefone ou no próprio Portal, recorrer aos Órgãos de Defesa do Consumidor: PROCON em São Paulo, por exemplo, ou ao Poder Judiciário.
Advogados da saúde. Claudia Nakano – Advogada e Especialista em Direito Processual Civil e Direito Civil pela EPD – Escola Paulista de Direito, atuante no direito à saúde, autora das Cartilhas Direitos dos Pacientes, Planos de Saúde – O que é preciso saber? e Benefícios Previdenciários e de diversos artigos publicados.