MAIS EQUILÍBRIO – Direitos das mulheres com Câncer de Mama
5 de novembro de 2016TV GLOBO – JORNAL HOJE – Pacientes com doenças crônicas desconhecem direitos e benefícios
5 de novembro de 2016Quais são os direitos do paciente com HIV/AIDS? Claudia Nakano, advogada especializada em saúde responde.
Caso o medicamento não seja dispensado administrativamente, como ocorre com a maioria dos medicamentos de alto custo, se faz necessária a interposição de ação judicial.
Diferentemente do que as pessoas imaginam, as ações judiciais no âmbito da saúde têm o rito mais célere. O paciente recebe o medicamento de forma rápida, segura e eficaz, de maneira mensal e ininterrupta. Caso haja descumprimento da determinação judicial que deferiu a entrega do medicamento poderá haver penas de multa e até prisão, dependendo do caso.
É importante salientar que, para entrar com um procedimento judicial não se faz necessário requerer o pedido administrativo anteriormente. Muitas vezes o pedido judicial é mais rápido que o pedido administrativo, por questões burocráticas que ocorrem internamente dentro das Secretarias. Para entrar com um procedimento judicial o paciente pode recorrer as Associações de pacientes, a Defensoria Pública ou a um advogado particular especializado na área da saúde.
Além do acesso aos medicamentos, as doenças graves, diante de um comprometimento mais efetivo e permanente, produzem direitos a isenções tributárias que constam em nosso ordenamento jurídico. Entre as isenções estão: IR – Imposto de Renda, IOF – Imposto sobre operações financeiras, IPI – Imposto sobre produtos industrializados, ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias, IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, além de outros direitos, como transporte gratuito, entre outras isenções.
http://www.isaude.net/pt-BR/wap/noticia/1646/artigo/direitos-dos-pacientes-com-hiv-aids
Fonte: I SAÚDE