Portaria SCTIE-MS nº 32 institui testagem universal para hepatite viral c em gestantes no pré-natal
25 de setembro de 2020Vida longa ao SUS! Todos dependem dele, até quem acha que não.
25 de setembro de 2020Associação de peritos libera trabalho presencial em 141 agências
A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) liberou nesta quinta-feira (dia 24) mais 18 agências da Previdência Social para o trabalho presencial da categoria, após vistoriar 26 unidades. Ao todo, 141 agências já foram consideradas aptas e liberadas para atendimento em todo o país. Apesar da decisão judicial que permitiu o funcionamento das unidades consideradas inadequadas pelos médicos peritos, a ANMP afirmou que continuará realizando as vistorias sanitárias.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informaram que, nesta quinta-feira, de 762 peritos médicos federais que deveriam ter retornado ao atendimento presencial nas agências, 477 compareceram aos seus postos de trabalho. Foram realizadas, até às 16h, 4.169 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 202 agências com perícia médica.
A pasta informou ainda que os peritos médicos que não comparecerem ao trabalho serão notificados para apresentar justificativa, sob pena de desconto do dia não trabalhado.
A ANMP, porém, recomenda que os profissionais lotados nas agências consideradas inaptas deverão permanecer em trabalho remoto até a liberação sanitária das mesmas, assim como aqueles lotados em agências ainda não vistoriadas e em agências que o INSS ainda não abriu por conta própria.
As agências liberadas pela entidade podem ser conferidas no site da ANMP.
Em nota, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclareceu que, de acordo com decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), estão chanceladas as inspeções feitas nas agências e salas de perícia pelos técnicos e engenheiros do órgão.
"Todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) adquiridos para as agências estão devidamente dentro dos protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e segurados. Informamos também que, as agências que foram abertas respeitam todos os protocolos, sendo que as demais, passam por readequação para que, de maneira gradual, comecem a atender ao público", acrescenta a nota.
Confira algumas agências consideradas aptas a funcionar pela ANMP nesta quinta-feiraSão Paulo/SP - Tatuapé
São Paulo/SP - Santo Amaro
São Paulo - Guarulhos
São Paulo - Boituva
São Paulo - São Roque
Minas Gerais - Montes Claros
Minas Gerais - Divinópolis - Dores do Indaiá
Rio Grande do Sul - Canoas - Osório
Rio Grande do Sul - Canoas - Cruz Alta
Rio Grande do Sul - Ijuí - São Luiz Gonzaga
Rio Grande do Sul - Passo Fundo
Santa Catarina - Blumenau - Balneário Camboriú
Santa Catarina - Blumenau - Rio do Sul
Santa Catarina - Maringá - Cianorte
Bahia - Amélia Rodrigues
Mato Grande do Sul - Cassilândia
Mato Grande do Sul - Horto Florestal
Amapá - Macapá
Fonte: extra.globo.com