Escolas de Florianópolis não podem cobrar mensalidade maior de alunos com deficiência

Coronavirus
Coronavírus e os planos de saúde no Brasil
6 de fevereiro de 2020
CCJ aprova proteção para animais em situações de desastres ambientais
CCJ aprova proteção para animais em situações de desastres ambientais
10 de fevereiro de 2020
Aluno Escola

Aluno Escola

Escolas particulares de Florianópolis/SC não podem incluir custo de apoio pedagógico nas mensalidades cobradas a alunos com deficiência. Decisão é do juiz de Direito Jefferson Zanini, da 2ª vara da Fazenda Pública da capital do Estado.

Segundo o sindicato, que ajuizou ação declaratória em face do município de Florianópolis, a aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a lei 9.870/99 que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares, autoriza a cobrança de acréscimo de anuidade nos serviços privados de educação para custeio do apoio pedagógico especializado às pessoas com deficiência.

O município, por sua vez, apresentou contestação sustentando que a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência determina aos Estados que não excluam alunos com necessidades especiais do ensino primário ou do ensino secundário e afirmou, ainda, que a pretensão autoral vai de encontro ao direito fundamental à educação.

Ao analisar o caso, o juiz de Direito Jefferson Zanini apontou que o Estatuto da Pessoa com Deficiência veda expressamente a instituição de cobrança diferenciada pela prestação de serviços de educação aos estudantes com deficiência, independentemente da forma e da nomenclatura de repasse do ônus financeiro.

Citando o ministro Edson Fachin, no voto do julgamento da ADIn 5.357, o magistrado assentou que "a lei 13.146/15 estabelece a obrigatoriedade de as escolas privadas promoverem a inserção das pessoas com deficiência no ensino regular e prover as medidas de adaptação necessárias sem que o ônus financeiro seja repassado às mensalidades, anuidades e matrículas".

Fonte: Migalhas

× Converse pelo WhatsApp Available from 08:00 to 18:00