Anvisa autorizou 37 pedidos de importação do Canadibiol

ANS suspende comercialização de 123 planos de 28 operadoras
14 de agosto de 2014
Defensoria elimina carência para criança com paralisia cerebral
21 de agosto de 2014

18/08/2014

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou, até o momento, 37 dos 59 pedidos de importação dos medicamentos a base do CBD encaminhados à Agência, a partir de abril deste ano.

Quanto aos demais pedidos: dois são oriundos de ações judiciais, nove estão em exigências por pendência de documentação e seis, que foram protocolados recentemente, estão em análise. O prazo médio das liberações é de uma semana.

No Brasil, a importação de medicamentos sujeitos a controle especial  sem registro no País, por pessoa física, é possível por meio de pedido excepcional de importação para uso pessoal.

Havendo esse pedido formal, acompanhado de prescrição médica, laudo médico e o termo de responsabilidade, a Anvisa analisará a possibilidade de autorizar a  aquisição.

 O pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no Brasil não contam com dados de eficácia e segurança registrados na Anvisa. Neste caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e formas de uso.

Para dar início ao pedido excepcional de importação para uso pessoal, é necessário que seja enviada solicitação ao Gabinete do Diretor-Presidente (GADIP). Nessa solicitação, é importante apresentar os seguintes documentos originais:

Prescrição médica contendo obrigatoriamente nome do paciente e do medicamento, posologia, quantitativo necessário, tempo de tratamento, data, assinatura e carimbo do médico (com CRM).

Laudo médico contendo CID e nome da patologia, descrição do caso, justificativa para a utilização de medicamento não registrado no Brasil, em comparação com as alternativas terapêuticas já existentes registradas pela Anvisa.

Aassinado pelo médico e paciente/responsável legal.

Preenchido e assinado pelo paciente ou responsável legal.

Fonte: Portal Brasil

 

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday