Plano de saúde é condenado por reajuste abusivo de mensalidade de idoso

Saúde incorpora ao SUS exames de imagem para detecção de câncer
24 de abril de 2014
Unimed é condenada por negar uso de prótese importada
6 de maio de 2014

20/04/2014

A Juíza de Direito substituta do 7° Juizado Especial Cível de Brasília declarou abusivo o reajuste aplicado à mensalidade da Sulamérica exclusivamente em virtude da mudança de faixa etária, determinou a incidência do reajuste anual estabelecido pla ANS e condenou o plano de saúde a devolver a diferença entre os valores cobrados e aqueles determinados na sentença a idoso.

O segurado pediu declaração de nulidade do percentual de reajuste do plano de saúde estabelecido pela Sulamérica no último ano que foi de 195,00%, por ser desproporcional, abusivo e ilegal, bem como a devolução, em dobro, dos valores pago a maior. Pediu, ainda, a condenação do plano de saúde ao pagamento de uma indenização por danos morais.

 

“Após detida análise dos autos, verifico que assiste razão à parte autora. Com efeito, o reajuste ora impugnado decorreu em razão da mudança de faixa etária do beneficiário, conforme afirmou expressamente a parte ré, em consonância com a cláusula 17 do contrato assinado entre as partes, que prevê, de forma expressa, o reajuste por mudança de faixa etária. Ora, não há como deixar de reconhecer a ilegalidade da referida cláusula, que prevê o aumento da contraprestação exclusivamente com base na mudança de faixa etária do contratante, uma vez que, com advento do Estatuto do Idoso, a cláusula ora impugnada recebeu expressa vedação no ordenamento jurídico pátrio ( Art.15, §3°). É vedada a descriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade)” , afirmou a Juíza.

Ela decidiu que o segurado faz jus à devolução dos valores pagos à maior, em dobro, conforme determina o parágrafo único do artigo 42 do CDC. No entanto, negou os danos morais.

Processo: 2014.01.1.003470-9.

Fonte: JusBrasil

× Converse pelo WhatsApp Available from 08:00 to 18:00