Atualizado protocolo para tratamento de HIV em crianças e adolescentes

Empresa é condenada a restabelecer imediatamente plano de saúde de empregado aposentado por invalidez
25 de março de 2014
Projeto aprovado obriga planos de saúde a substituir serviços descrendenciados
24 de abril de 2014

23/04/2014

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (23) no Diário Oficial da União aprova o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o diagnóstico e tratamento de infecção por HIV em crianças e adolescentes.

De acordo com o texto, a pasta levou em consideração a necessidade de se atualizarem as recomendações sobre o manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes no Brasil e de diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com infecção.

Ainda segundo a pasta, também foram consideradas a necessidade de definição de linhas de tratamento antirretroviral a a importância da ampliação do uso estratégico de antirretrovirais no Brasil.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes está disponível na internet. O documento é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas secretarias de saúde de todos os estados e municípios.

“É obrigatória a cientificação do paciente, ou do seu responsável legal, dos potenciais de riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso da terapia antirretroviral e para fins de dispensação dos medicamentos nele previstos”, informou o ministério.

A Portaria entra em vigor hoje.

Fonte: Agência Brasil

 

× Converse pelo WhatsApp Available from 08:00 to 18:00