Novo sistema permite acesso dos consumidores a dados cadastrais dos planos de saúde

Telessaúde servirá para pacientes com doenças raras
18 de março de 2014
Benefício recebido em ação revogada deve ser restituído
25 de março de 2014

25/03/2014

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou um sistema que permite agora o acesso dos consumidores às informações cadastrais dos planos de saúde. É o COMPROVA, pelo qual é possível fazer a consulta de forma ágil e também a emissão de comprovante desses dados.

O sistema verifica o nome completo do consumidor, data de nascimento, nome completo da mãe do consumidor e os números do CPF e do Cartão Nacional de Saúde. Basta acessar o Espaço do Consumidor no portal da ANS para verificar os dados disponíveis.

Caso algum dado esteja incorreto, é possível, por intermédio do próprio site, informar o erro para que a Agência cobre da operadora de planos de saúde a correção das informações.

 A consulta online possibilita também ao consumidor acessar o Código de Controle Operacional (CCO), número que o identifica como beneficiário de plano de saúde na ANS.

Esse código é uma espécie de CPF do consumidor na saúde suplementar. No futuro, tendo apenas esse número, será possível consultar o Guia de Planos para fazer a portabilidade e consultar pela internet a rede credenciada do respectivo plano de forma georreferenciada.

Além disso, a melhora no dado cadastral permitirá à Agência aumentar ainda mais a eficiência da cobrança de operadoras de planos de saúde pelo ressarcimento dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que, com a identificação mais ágil do plano ao qual o consumidor está vinculado, questões como abrangência e cobertura fiquem mais fáceis de ser identificadas, facilitando, por consequência, o ressarcimento.

A legislação da saúde suplementar determina que as operadoras de planos de saúde informem à ANS os dados cadastrais dos beneficiários. “Com o novo sistema online, o consumidor terá maior controle sobre suas informações, melhorando a qualidade do seu dado cadastral e o próprio atendimento da ANS, caso ele necessite”, afirma o Diretor de Desenvolvimento Setorial, Bruno Sobral.

Fonte: ANS

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday