Os planos deverão apresentar negativas no prazo de 48hs

Manutenção do plano de saúde para as pessoas que se aposentam ou que são demitidas
8 de janeiro de 2014
Prestadores de serviços pelas operadoras de saúde
8 de janeiro de 2014

 

O Ministério da Saúde e a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, por meio da Resolução Normativa nº 319 estabeleceu o prazo de 48 horas para a apresentação da negativa de procedimentos solicitados.

A resposta poderá ser emitida via correspondência ou por meio eletrônico.

Art. 1º A presente Resolução Normativa – RN dispõe sobre o atendimento a ser dispensado aos beneficiários, por parte das operadoras de planos privados de assistência à saúde, quando houver negativa de autorização de procedimentos solicitados pelo médico ou cirurgião dentista, credenciado ou não; e acrescenta parágrafo único ao art. 74 da RN nº 124, de 30 de março de 2006, que dispõe sobre a aplicação de penalidades para as infrações à legislação dos planos privados de assistência à saúde.

Art. 2º Quando houver qualquer negativa de autorização de procedimentos solicitados pelo médico ou cirurgião dentista, credenciado ou não, a operadora de planos privados de assistência à saúde deverá informar ao beneficiário detalhadamente, em linguagem clara e adequada, e no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas contados da negativa, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique.

                                                                                                                                                                                              

Advogados da saúde. Claudia Nakano – Advogada e Especialista em Direito Processual Civil e Direito Civil pela EPD – Escola Paulista de Direito, atuante no direito à saúde e previdenciário, autora das Cartilhas Direitos dos Pacientes, Planos de Saúde – O que é preciso saber? e Benefícios Previdenciários e de diversos artigos publicados.

 

 

× Converse pelo WhatsApp Available from 08:00 to 18:00